quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Páscoa de Frei João Pereira, OFM - * 30/11/1929 + 31/01/2013

Faleceu hoje, 31 de janeiro, no inicio da manhã, aos 83 anos de idade, Frei João Pereira de Souza, OFM. Natural da cidade de Independência, no Ceará, Frei João fazia parte da Fraternidade de Nossa Senhora das Neves, em Olinda-PE e já encontrava-se hospitalizado há três meses.
A vida de Frei João Pereira é, sem dúvida, testemunhal como frade menor. Viveu experiências radicais de inserção com demais confrades em comunidades do interior do Nordeste, buscando ser fiel a essência do carisma franciscano. Inquieto com as palavras do pobrezinho de Assis de “não tocar em dinheiro”, procurou seguir à risca o conselho do Pai seráfico e colocar em prática seu ensinamento. Foram duas experiências no interior de Pernambuco: de 1977 a 1984 e de 1990 a 2000 em Negras, Município de Itaíba; e no Ceará, de 1985 a 1990, em Ipoporanga, Diocese de Crateús. Nestas comunidades não faltou a solidariedade do povo sertanejo, que repartia o pouco que tinha com os irmãos franciscanos. A Fraternidade comprometia-se com a evangelização, criando grupos de base, apoiando as organizações populares, dinamizando as celebrações, incentivando o protagonismo dos leigos, promovendo mutirões para construção de capelas e colégios, fazendo acontecer a caminhada das CEB’s nestas regiões. Como irmão leigo Frei João Pereira também marcou a história da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Num período em que aos irmãos de opção laical eram limitadas as opções de formação, Frei João lutou por uma formação igualitária para frades clérigos e leigos, fomentando a reflexão sobre esta vocação tão cara ao carisma franciscano. Ainda em 1964, em plena renovação conciliar, escreveu: “O irmão é antes de tudo, um monumento de Deus e um testemunho para o mundo, sendo insubstituível na função que decorre do próprio Evangelho.” Frei João Pereira foi um desbravador: foi o primeiro irmão leigo a quem foi confiada, em 1967, a Formação do Juvenato (antiga preparação para os candidatos a vida religiosa franciscana) e o primeiro Definidor Provincial irmão leigo. Deu significativa contribuição para aprofundar e fortalecer a identidade da vocação religiosa franciscana leiga. Frei João Pereira de Souza, OFMContemplando toda essa caminhada, Frei João afirmou em 1992: “Hoje, em nossa Província, há vários Irmãos guardiães, mestres de postulantes e sempre um Definidor na direção da Província. Todo o trabalho vocacional ou educacional é assumido por todos e para todos, sem privilégios e sem discriminação. Para isso, tenho consciência de ter dado a minha contribuição. Se não dei tudo que poderia ter dado, ao menos dei o que dei”. ˜Frei João Pereira de Souza, OFM * 30/11/1929 + 31/01/2013

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CNBB e arcebispo de Santa Maria (RS) manifestam solidariedade com as famílias das vítimas de incêndio


O cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da CNBB, se une ao arcebispo de Santa Maria (RS), dom Hélio Adelar Rupert, que manifestou nesta manhã solidariedade às famílias das vítimas de um incêndio em uma casa noturna da cidade.
domhelio
“Como Igreja de Santa Maria lastimamos este acidente e manifestamos a nossa solidariedade às famílias e a toda a sociedade. Não se perca a esperança: olhemos para Jesus Cristo, fonte da vida, o nosso Salvador. Oramos pelos falecidos e seus familiares e toda a sociedade que sofre esta tragédia”, afirmou dom Hélio.
O incêndio ocorreu durante a madrugada deste domingo, 27 de janeiro. Até o início da tarde de hoje, foi confirmada a morte de pelo menos 232 pessoas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O número total de vítimas ainda é incerto. Há centenas de feridos sendo atendidos em hospitais da cidade, e uma campanha pede doações de sangue. Entre as vítimas estão muitos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria.
 
 
 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Papa espera 2013 de paz e condena capitalismo sem regras

Papa Bento 16 acena após celebrar primeira missa do ano na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Bento 16 afirmou na sua mensagem de Ano Novo nesta terça-feira esperar que 2013 seja um ano de paz, e disse também que o mundo estava sob a ameaça de um capitalismo sem regras, do terrorismo e da criminalidade. 01/01/2013 Foto: Giampiero Sposito / Reuters

Papa Bento 16 acena após celebrar primeira missa do ano na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Bento 16 afirmou na sua mensagem de Ano Novo nesta terça-feira esperar que 2013 seja um ano de paz, e disse também que o mundo estava sob a ameaça de um capitalismo sem regras, do terrorismo e da criminalidade. 01/01/2013
Foto: Giampiero Sposito / Reuters

 

O Papa Bento 16 afirmou na sua mensagem de Ano Novo nesta terça-feira esperar que 2013 seja um ano de paz, e disse também que o mundo estava sob a ameaça de um capitalismo sem regras, do terrorismo e da criminalidade.
O papa, de 85 anos, participou de uma missa na Basílica de São Pedro, no dia que a Igreja Católica celebra o Dia Mundial da Paz. No fim da missa, ele discursou para milhares de pessoas na Praça de São Pedro.
"Um novo ano é como uma viagem. Com a luz e a graça de Deus, pode ser o começo de um caminho de paz para cada pessoa, família, país, para o mundo inteiro", afirmou o papa da sua janela que dá para a praça.
Milhares de pessoas que haviam participado de uma passeata pela paz

 até o Vaticano soltaram balões azuis enquanto o papa falava.
Antes, no seu sermão, o líder da Igreja Católica falou da tensão e o conflito causados pela desigualdade entre ricos e pobres. Ele denunciou o "egoísmo" e o "individualismo", que se expressam no "capitalismo desregulado, várias formas de terrorismo e criminalidade".
Na sua mensagem para o Dia da Paz, o papa pediu um novo modelo econômico e regras éticas para o mercado, dizendo que a crise financeira global era prova de que o capitalismo não protege os mais fracos da sociedade.
Bento 16 se disse convencido da "vocação da humanidade para a paz", apesar dos muitos problemas. Segundo ele, uma relação pessoal com Deus pode ajudar com "a escuridão e a angústia", que às vezes caracterizam a existência humana.
Ele alertou sobre a insegurança alimentar e reafirmou a oposição da igreja ao casamento gay.

 
Related Posts with Thumbnails
Este blog é de responsabilidade dos Aspirantes Franciscanos de Pernambuco, portanto não expressa necessariamente o pensamento da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Todas as mensagens enviadas serão encaminhadas aos promotores vocacionais.