sexta-feira, 21 de maio de 2010

Os valores da Espiritualidade Franciscana



BIOGRAFIA DE SÃO FRANCISCO

 São Francisco nasceu em 1181/1182 em Assis, na Itália, foi batizado com o nome de Giovanni de Pietri, mas seu nome foi mudado pouco tempo depois para Francisco, pois seu Pai, Pietri Di Bernardone, era comerciante e viajava muito para a França, mudou o nome do filho em homenagem ao local que fazia bons negócios.

Em 1198 aconteceu um conflito em Assis, entre a nobreza e os comerciantes. Os nobres se refugiaram em Perusa, uma pequena cidade em Assis, onde São Francisco ficou preso por um ano até o ano de 1204, foi resgatado pelo pai devido à doença.

Ao voltar à Assis, São Francisco doente começa a sua conversão gradual, se dedica a dar esmolas e oferece até dar suas roupas aos pobres, começa a desprezar o dinheiro e as coisas mundanas. Até que ele se encontra com um leproso, lhe dá esmola e um beijo, e este acontecimento marcou tanto sua vida, que dos muitos fatos ocorridos em sua vida, este foi o primeiro que entrou em seu testamento.

Outros encontros afirmaram ainda mais a vocação de São Francisco, nas ruínas da igreja de São Damião recebeu do crucificado o mandato de restaurar a igreja. Obediente ao mandato, São Francisco pôs-se logo a trabalhar.

Seu pai, envergonhado do novo gênero de vida adotado por São Francisco, queixou-se ao bispo de Assis, e diante do prelado, pediu a Francisco que lhe devolvesse o dinheiro gasto com os pobres. A resposta foi a renúncia à vultuosa herança: despindo, ali, suas vestes, Francisco exclamou: “...doravante não direi mais  pai Bernardone, mas Pai nosso que estais no céu...”  A partir desse momento passa a viver na pobreza, e inicia a Ordem Franciscana, cresce o número de companheiros, 1209 já são 12. Cria uma regra muito breve e singela, que o Papa Inocêncio III aprova 1210, e cujas diretrizes principais eram pobreza e humildade, surge assim a fraternidade dos Irmãos Menores, a primeira ordem.

No domingo de ramos em 1212, uma nobre senhora chama Clara de Favarone, foi procurar Francisco para abraçar a vida de pobreza. Alguns dias depois, Inês, sua irmã, segui-lhe o caminho. Surge a fraternidade das Pobres Damas, a segunda ordem. Por volta de 1220, Francisco deu início a Ordem Terceira Secular para homens e mulheres, casados ou não, que continuavam em suas atividades na sociedade, vivendo o Evangelho. A Ordem Franciscana cresceu com o passar dos anos.

Em 1224, no dia 17 de setembro, São Francisco recebeu as chagas de Jesus Crucificado em seu próprio corpo, este fato aconteceu no Monte Alverne, um dos eremitérios dos frades. Escreveu vários escritos, dentre eles o Cântico das Criaturas e o testamento. Francisco foi a vários lugares da Itália para trata de seus olhos. Passa por várias cirurgias. Morre no dia 03 de Outubro de 1226, num sábado com aproximadamente 44 anos. Morreu nu aquele que começou a vida de conversão, nu na praça de Assis diante do bispo, pai e amigos. Morreu ouvindo o Evangelho de João, onde se narra a páscoa do Senhor, aquele que recebeu os primeiros companheiros após ouvir o Evangelho do envio dos apóstolos. Foi sepultado no dia 04 de outubro de 1226, domingo, na Igreja de São Jorge, na cidade de Assis.

São Francisco de Assis foi canonizado em 16 de julho de 1228 por Gregório IX, e seu dia é comemorado em 04 de outubro. Em 25 de maio de 1230 os ossos de São Francisco foram levados da Igreja de São Jorge para a nova Basílica construída para Ele. A Basílica, hoje, está sob os cuidados dos Frades Menores Conventuais.

Ordem dos Frades menores





Da vida e do modo de ser de São Francisco nasceu uma inspiração de vida, um caminho. A espiritualidade franciscana é fundamentalmente seguimento do Cristo pobre, humilde e crucificado. E o seguimento torna-se um encantamento, que por sua vez leva à configuração com o Cristo. Algumas características desta espiritualidade:

1. Espiritualidade evangélica

'A vida e a regra' franciscana é o próprio evangelho; vida de conversão para o evangelho.

2. Vida em fraternidade

'Deus me deu irmãos' - a fraternidade, entre irmãos e irmãs, que Deus nos deu, com todas as pessoas e com todas as criaturas.

3. Espiritualidade trinitária

Deus é o Sumo Bem; o Filho nosso irmão; o Espírito do Senhor e o seu santo modo de operar. Maria, o modelo: filha, mãe e esposa.

4. Sem nada de próprio

Seguir o Cristo pobre é a condição do nosso caminho. Livre para amar e servir, retirando tudo o que se interpõe entre as pessoas. O modelo é a encarnação do Verbo.

5. A minoridade

'Servo de toda humana criatura'; o serviço do lava-pés; a 'autoridade' evangélica.

6. A espiritualidade do trabalho

A 'graça' de trabalhar; trabalhar com as 'próprias mãos'; constrói a fraternidade; trabalhar como menores; trabalhar com 'devoção'; afugenta o ócio, inimigo da alma.

7. A contemplação franciscana

O espírito de oração e devoção que abrange toda a vida e a vida toda; rezar sempre e rezar a vida; rezar no mundo e no conflito; a mediação das criaturas. O eremitério e a solidão.
8. A evangelização franciscana

Evangelizar e deixar-se evagelizar; o 'evangelho vivo' do seguimento; é dom da vocação que se prolonga em missão; a fraternidade é o 'coração' da evangelização.

9. Espiritualidade eclesial e católica

A fraternidade vivida no seio da Igreja; é célula eclesial, integrada nos serviços e nos ministérios da Igreja. Católico: experimentar Deus e a sua graça em todo tempo e lugar.

10. A perfeita e verdadeira alegria

Acolher, integrar e transformar o 'negativo' da vida. A cruz, fonte da verdadeira alegria.

Frei Regis Daher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Este blog é de responsabilidade dos Aspirantes Franciscanos de Pernambuco, portanto não expressa necessariamente o pensamento da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Todas as mensagens enviadas serão encaminhadas aos promotores vocacionais.