sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Feliz Natal, Irmãos! Que o Menino Jesus Renasça em nossos Corações! Amém!
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Amigo das Vocações Franciscanas.
- Tornar Conhecidos o carisma e a espiritualidade de São Francisco de Assis, como dons e graça do Senhor para todo o povo de Deus;
- Incentivar, no meio do Povo de Deus, a oração pelas vocações para a igreja e para a Ordem Franciscana, em obediência ao convite do Senhor " pedi ao dono da messe que mande operários para Sua messe" ( Mt 9,38);
- Angariar recursos para manter o trabalho do Serviço de Animação Vocacional - SAV, como um serviço a todo o povo de Deus.
- A intenção semanal na missa pelas Vocações Franciscanas celebrada em nosso provincialado;
- Um boletim periódico com temas da Espiritualidade Franciscana e informações sobre o Serviço de Animação Vocacional de nossa província;
- Calendário vocacional de nossa província com as datas e festividades do santoral e histórias franciscanas.
- Que rezem em união como todos os frades, diariamente, e de modo especial, às terças-feiras, a oração pelas vocações para província;
- Que procurem conhecer e divulgar o carisma e a Espiritualidade Franciscana;
- Que contribuam mensalmente com uma quantia para a manutenção do Serviço de Animação Vocacional.
Convento Santo Antônio, Rua do Imperador Dom Pedro II, nº. 206, Santo Antônio, CEP: 50010-240, Recife/PE
domingo, 12 de dezembro de 2010
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Advento De Nós Mesmos!
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Participação dos Vocacionados Franciscanos na Festa da 51ª Semana Eucarística na Matriz da Boa Vista.
domingo, 21 de novembro de 2010
Dia da Consciência Negra.
sábado, 20 de novembro de 2010
FRATERNIDADE!
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Nos dias 12, 13, 14 e 15 de Novembro Retiro e Lazer dos Vocacionados.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Retiro para os Vocacionados Franciscanos em Ipojuca.
Resignação para aceitar o que não pode ser mudado...
E sabedoria para distinguir uma coisa da outra"
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Encontro de Promotores Vocacionais.
Caros internautas, paz e bem,
Aconteceu neste mês de outubro mais precisamente nos dias 9 a 12 na casa de Retiro em Brotas Salvador-BA, pertencente a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil na qual atuamos, o encontro de promotores vocacionais da família Franciscana do Brasil Regional Nordeste (FFBNO) denominado Nordestão. Estavam presente representante do estado do Ceará, Bahia, Sergipe e Pernambuco. Nesta ocasião tivemos o Celebre prazer de festeja dez anos de caminhada com noite cultural e recordações de encontros posteriores em forma de slides. Tivemos como tema Vocação e família, como palestrante o Professor Luciano da Universidade Estadual da Bahia que fez um levantamento da formação da família desde os primórdios até a atualidade, segundo ele foi com o surgimento desta pequena instituição particular que se ouve uma quebra de preconceitos e uma formação mais coerente para o cidadão.
Seguido com o encontro Frei Mario Sergio, ofm cap, em suas colocações se utilizou da apologia feita pelo professor Luciano para falar dos sinais dos tempos e pesquisa feita pelo IBGE para falar da problemática que a família enfrenta como formadora, “ atualmente as famílias perderam a força libertadora, profética e formadora” é o que diz,e de fato é o que acontece. Tivemos como sugestão para o próximo encontro que acontecerá próximo ano, Vocação e conversão.
Frei Janael, OFM.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Encontro Vocacional de Outubro.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Encontro Vocacional de Outubro nos Dias 15, 16 e 17.
Convento Santo Antônio, Rua do Imperador Dom Pedro II, N°. 206, Santo Antônio, CEP: 50010-240, Recife/PE. FONE: (81) 3224- 1419 ! PAZ E BEM, IRMÃOS!
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Festa de São Francisco de Assis (Dia 04 de outubro)
Giovanni di Pietro di Bernardone, São Francisco de Assis, místico e pregador italiano, foi o fundador das ordens franciscanas. Em 1205, começou a exercer a caridade entre os leprosos e a pregar, provocando a renovação da espiritualidade cristã do século XIII. Reuniu 12 discípulos e fundou a "Primeira Ordem". Em 1212, recebeu uma freira, Santa Clara, que instituiu a ordem das damas pobres, as Clarissas, depois chamada "Segunda Ordem". Francisco de Assis viajou à Terra Santa e, na volta, encontrou oposição entre seus frades. Renunciou como superior e fundou a Terceira Ordem franciscana, os "terciários". Em 1210, o papa Inocêncio III reconheceu a ordem e, em 1215, o IV Concílio de Latrão reconheceu canonicamente a irmandade fundada por São Francisco. Durante o cerco de Damieta pelos Cruzados, Francisco de Assis foi ao Egito e fez um sermão tão apaixonado para o sultão que este permitiu que São Francisco visitasse os lugares santos, vetados aos cristãos. Em 1224, ocorreu o milagre da estigmatização. Isto é, nos pés e mãos de São Francisco surgiram chagas, iguais às de Cristo. Foi canonizado dois anos após sua morte. Em seu Cântico das Escrituras, São Francisco de Assis chama de irmãos o Sol e toda a natureza. Em 1980, o papa João Paulo II proclamou-o "Padroeiro dos Ecologistas".
O jovem ardoroso Francisco alimentou idéias de grandeza e de nobreza.Aspirou pela glória de grandeza e de nobreza.aspirou pela honra e pela glória.sonho ser coroa do cavaleiro.decidiu pôr-se a serviço dos poderosos para chegar ao poder.Mas desde o momento em ,tocado pela graça,percebeu em tudo isso que estava preferindo o servo ao senhor,decidiu-se a abandonar tudo para unicamente servir ao senhor,”outra coisa não desejamos,nem queiramos,nem nos alegre,senão o nosso criador,redentor e salvador,o único e verdadeiro deus que é o bem pleno,o sumo e verdadeiro bem”(escritos).
(novenário de s. Francisco das chagas Canindé-ce).
BOAS FESTAS DE S. FRANCISCO!
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Dia 1° de Outubro - Dia de Santa Terezinha
"Não quero ser Santa pela metade, escolho tudo". Francesinha, que nasceu em Aleson 1873, e morreu no ano de 1897. Santa Terezinha não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Terezinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus. Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus, pela salvação das almas, e na intenção da Igreja. Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o pai, livre igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus, e tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual. O mais profundo desejo do coração de Terezinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo, até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma", e como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra. Proclamada principal padroeira das missões em 1927, padroeira secundária da França em 1944, e Doutora da Igreja, que nos ensina o caminho da santidade pela humildade em 1997, na data do seu centenário. ela mesma testemunha que a primeira palavra que leu sozinha foi: " céus "; agora a última sua entrada nesta morada, pois exclamou : " meu Deus, eu vos amo...eu vos amo ". |
Fonte: http://www.cancaonova.com/ |
domingo, 19 de setembro de 2010
Encontro Vocacional de Setembro.
Que a exemplo de Francisco consigamos ser perseverantes na busca do amor maior: Deus!
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
As Chagas de São Francisco de Assis.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
14 de Setembro - Festa da Exaltação da Santa Cruz.
Jesus, apesar de ter pedido ao Pai no Horto das Oliveiras que o livrasse daquele cálice amargo, deixou, contudo que se realizasse a vontade desse mesmo Pai. Por isso Jesus não vacilou e enfrentou o martírio de cruz com cabeça erguida, até final em que disse: "Pai tudo está consumado, a Ti entrego o meu espírito".
Espero em Ti, meu Deus, também ter a oportunidade de repetir estas mesmas palavras de Jesus, no meu último instante de vida.
É daí que se originou o respeito dos cristãos pela cruz que passou a simbolizar, sinal de vida eterna. Ao olhar a Cruz, não devemos nos fixar na paixão de Cristo, mas sim na sua ressurreição e no que isto significa para nós durante a nossa caminhada terrena. A cruz nos lembra a fidelidade de Jesus ao plano do Pai. A cruz é um resumo do amor de Jesus pela humanidade, ao entregar-se para resgatá-la do pecado, e é um convite para que façamos o mesmo. Para que nos amemos sem reservas, e para que nos entreguemos também sem reserva ao plano de salvação de Deus Pai, evangelizando: Seja, com o exemplo, seja com a palavra, seja com o testemunho.
Isso porque a cruz representa a dedicação radical e incondicional de Jesus ao Reino, e estimula a todos nós a fazer o mesmo. Portando, não se trata de idolatrar dois pedaços de madeira como já fomos criticados pelos nossos irmãos separados. Exaltar a cruz é, pois, exercer o nosso papel de cristãos, isto é, aqueles que imitam a Cristo não só com a palavra, mais acima de tudo, com o exemplo.
FONTE: http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Grito dos Excluídos 2010: “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular”.
Mais informações: http://www.gritodosexcluidos.org/
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Encontro Vocacional de Agosto/ Convento Franciscano de Olinda/ Nossa Senhora das Neves.
Santa Clara de Assis - 11 de Agosto de 1253 - Santa Clara, Rogai por nós!
Mundo Juventude
Identidade, diversidade e diálogo - Sentidos básicos para a participação dos cristãos em políticas públicas de Juventude.
Desafiado a escrever sobre políticas públicas de juventude na América Latina sem cair no academicismo e correr o risco da redundância ao repartir os números e os conceitos que os livros já interessante que provoque uma reflexão e estabeleça um diálogo com cada jovem ou com pessoas envolvidas no trabalho com as juventudes, resolvi lançar algumas questões que tenho observado na prática. Menciono desde a minha passagem pelo Conselho Nacional de Juventude durante o primeiro mandato (2005-2007), e mais recentemente, desde Buenos Aires, onde morro e trabalho, colaborando com o escritório regional para o Cone Sul da Organização Ibero-Americana de Juventude.
Para isso, são importantes três conceitos que orientam nossas ações e ao mesmo tempo se tornam um desafio para as pessoas que trabalham com políticas públicas de juventude - identidade, diversidade e diálogo. Sem querer esgotar os sentidos de cada organização envolvida com juventude passa inicial e necessariamente por essas três perspectivas.
Por quê? Primeiro, porque os grupos e movimentos de jovens que melhor conseguem uma incidência pública são os que articulam de forma transparente o ser teológico com o ser político e por isso também são respeitados. Alguns exemplos são a participação de vários grupos evangélicos de jovens no Conselho nacional de Juventude, no Brasil; a elaboração do Plano nacional de Juventude, no Uruguai; a presença dos jovens na nova constituição, no Equador e o firme diálogo de algumas igrejas e juventude com o governo da Bolívia. Podemos destacar a recente Semana de Advocacy das Nações Unidas 2009, realizada em Nova York, impulsionada pelo Conselho Mundial de Igrejas, da qual participa a Federação Universal de Movimentos Estudantis Cristãos, com o enfoque nos conflitos armados na Colômbia.
Quem? É preciso reconhecer a diversidade da juventude e ao mesmo tempo a recorrente banalização conceitual, como "jovens evangélicos", "jovens pentecostais", "jovens universitários", "jovens católicos", "jovens indígenas". A lista das etiquetas sociais é grande e não ajuda em nada persistir nessas aproximações que são carregadas de preconceito e implicam certos tipos de abordagens distantes da realidade. Se queremos trabalhar pelas políticas públicas, por educação de qualidade, por saúde, por trabalho etc., estejamos preparados para encontar grupos que militam em partidos, movimentos por direitos sexuais, culturais, indígenas, afro descendentes e de outras crenças religiosas. Não obstantes, encontramos tal heterogeneidade nos espaços das próprias igrejas, nas comunidades religiosas, no trabalho, na faculdade, na escola e em casa. Os melhores exemplos de integração de grupos tão diferentes são as temáticas específicas que convocam, por exemplo, o combate à violência, a luta pelo meio ambiente, o trabalho decente, a superação da pobreza. O fruto tem sabor quando os grupos conseguem romper o corporativismo eclesial e institucional e trabalham juntos. Lembro-me, em certa ocasião, em Brasília, quando lutávamos por mais espaço para organizações de jovens evangélicos no Conselho Nacional de Juventude, foi justamente um militante do movimento GLBTT que votou favorável.
Como? O diálogo é inevitável. é necessário ser realizado de forma horizontal, reconhecendo o outro como ator importante no processo. A atualidade das políticas públicas de juventude tem exigido dos grupos e redes de jovens uma organicidade levada muito a sério, pois tem demandado uma intensa mobilização em temas importantes, como o Estatuto da Juventude, no caso do Brasil. De forma mais ou menos avançada, os países da região encontram-se numa fase de incorporação de leis de juventude, criação de conselhos, assinatura e ratificação de acordos e tratados internacionais, como é o caso da Convenção Ibero-Americana de Direitos dos jovens, sendo que República Dominicana, Equador, Costa Rica, Honduras, Espanha, Bolívia e uruguai já ratificaram. Os países que já assinaram e ainda não ratificaram são Cuba, Guatemala, méxico, Nicarágua, panamá, paraguai, Peru, Portugal e Venezuela. Além de exigir uma nova institucionalidade e interestorialidade para as políticas públicas de juventude, as conquistas ocorrerão na medida em que mais jovens no sábado à noite, o desafio de participar no desenho das leis, programas e políticas dirigidas à juventude na sua pluralidade.
- por Thiago machado silva, 26 anos, é mineiro e mora em Buenos Aires. faz mestrado em relações e negociações internacionais, é jornalista e trabalha com o escritório regional para o Cone Sul da organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ).
Fonte: Editora Ultimato