Hoje, 07 de setembro, tornar-se-á mais intenso o “Grito do Excluídos” com o lema: “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular”. Objetivando lutar por igualdade social, ou seja, que o poder capitalista não sobreponha os valores morais e éticos do ser humano, a manifestação desafia a pensar e discutir com a sociedade a atual crise do capitalismo, que mais uma vez deixa a conta para os pobres pagarem, e a necessidade de construir um novo projeto de sociedade onde a dignidade da vida esteja em 1º lugar. Vida digna e justa é mais do que mera sobrevivência, exige mudança e condições reais que garantam as aspirações básicas do ser humano.
O Grito teve origem no Setor Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como uma forma de dar continuidade à reflexão da Campanha da Fraternidade de 1995, cujo lema – Eras tu, Senhor – abordava o tema Fraternidade e Excluídos. A mobilização tem como objetivo, transformar as comemorações passivas que ocorrem no Dia da Independência do Brasil, em um momento de cidadania consciente e ativa por parte da população. Hoje, a manifestação tem o apoio e a participação de diversas organizações da sociedade civil.
O evento tem a colaboração de diversas entidades e movimentos sociais como: a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), entre outros. Este ano, dois trios elétricos acompanharão os manifestantes durante todo o percurso, que também serão usados para os discursos dos representantes dos movimentos.
O Grito dos excluídos iniciará com o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, que fará o discurso de abertura. Logo em seguida a disponibilização de urnas para o Plebiscito Popular pelo limite da propriedade da terra, esta iniciativa é do Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo.
PROGRAMAÇÃO
Recife/PE: O Grito será no dia 07/09 – concentração às 9h em frente à Celpe e na Praça Osvaldo Cruz.
Caruaru/PE: O Grito será realizado por meio de debates temáticos, sempre às 19h na Fafica e Academia de Letras. Dia 04/09, às 14h – Grito das Mulheres do Morro Bom Jesus, grupo de mulheres em ação, local: Centro Missionário D. Helder Câmara. ; 05/09 – Grito dos Excluídos, às 16h, ato público com a presença das organizações e apresentações culturais das comunidades excluídas de Caruaru, local: Pólo Cultural (perto da estação ferroviária).
Garanhuns/PE: Dia 07/09, Grito será realizado após o desfile oficial, contra a corrupção, a violência, injustiças, má distribuição de rende e em defesa dos direitos básicos e sociais.
Nazaré e Paudalho/PE: Estão preparando e organizando o grito pela segunda vez, onde reunirá as cidade de Nazaré e Paudalho, irão gritar juntos os analfabetos e educadores por direito a educação pra todos e catadores. O grito será no dia 07/09.
Limoeiro/PE: Estarão fazendo a semana pré-grito com debates sobre o tema do grito. O grito será no dia 07.
Mais informações: http://www.gritodosexcluidos.org/
Mais informações: http://www.gritodosexcluidos.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário