sábado, 22 de maio de 2010

Pentecostes - Vinda do Esprírito Santo


Paz e Bem, irmãs e irmãos,

Estamos para celebrar a festa de pentecostes, o Espírito que procede que vem do Pai e que foi prometido pelo Filho é derramado sobre os apóstolos sendo concedidos a Eles dons necessários para a missão. O mesmo Espírito que deu vigor aos discípulos, também hoje é esse mesmo Espírito que nos é concedido à luz do evangelho. Somos chamados e desafiados a dar continuidade à boa nova de Jesus Cristo que nos convida a cada dia.

Pela efusão do Espírito, a vida dos apóstolos converte-se em testemunho profético tornando-se homens comprometidos com a boa notícia que os desafia e os compromete. Os santos também foram ousados a ação do Espírito suscitando neles dons e carismas que até hoje são fontes de espiritualidade para a igreja. Vemos grandes homens e mulheres do nosso tempo que nos inspiram uma grande fonte de espiritualidade, dentre eles nosso pai seráfico S. Francisco e Sta. Clara . Neles o Espírito realizou proezas os ajudando a superar suas limitações ao ponto de ter um contato intimo com o Pai que com seu Espírito criou todas as coisas.

Para Francisco o contato com o Pai celeste foi a partir de experiências profundas: “vai e reconstrói a minha igreja”. O encontro com o leproso que foi o ponto chave para o processo de conversão de Francisco que após a reflexão desse contato o Santo disse: “aquilo que era amargo me converteu em doçura de alma”.

Que o Espírito do senhor nos envolva despertando em nós a disponibilidade pela causa do reino a exemplo de Maria Santíssima. Que sejamos atentos ao sopro do Espírito Santo atualizando em nós o projeto de Deus que continua nos convocando a sermos discípulos e missionários do reino: “ide pelo mundo e anunciai a boa notícia”.



Frei Adriano, OFM


O que Significa Pentecostes?

Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia".

No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino. Quem é o Espírito Santo?

O prometido por Jesus: "...ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).

Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Este blog é de responsabilidade dos Aspirantes Franciscanos de Pernambuco, portanto não expressa necessariamente o pensamento da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Todas as mensagens enviadas serão encaminhadas aos promotores vocacionais.