sexta-feira, 4 de junho de 2010

05 de Junho - Dia do Meio Ambiente




A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas. A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros. A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza. Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais. A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.

Disponível em:


Caros irmãos,

Está super evidente a situação que se encontra nosso mundo. Poluição e descaso total com os diversos meios que se vive. Isso porque nós - seres humanos - estamos compulsivamente consumindo muito e assim aumentando a quantidade de nosso lixo e não sabendo o que fazer com eles, logo os deixando em qualquer lugar não existindo a mínima preocupação com o que irá acontecer com aquele que se desprendeu de nossas mãos com uma enorme facilidade poluindo o meio.

Os Desastres Naturais acontecem devido à reação daquela que nos fornece matéria-prima e nós retribuímos de maneira tão injusta. Essa, meus irmãos, é a nossa Mãe-Natureza que tanto nosso Santo Francisco cuidava com tanto amor, carinho e muito zelo. Mas não é preciso ser São Francisco para sabermos o valor que a natureza tem! Basta termos consciência que sem os Recursos Naturais disponíveis não sobreviveremos, e logo a raça humana, não só a humana, e sim os seres vivos irão se tornar extintos. Pois, quem vive sem água, ar, minerais e solo? Extraímos todos eles da natureza!

Pois é, irmãos, vamos cuidar do nosso planeta nos tornando seres sustentáveis, ou seja, utilizar somente o que vamos precisar, nada de exagero!Logo a reciprocidade homem e natureza irá existir! Pensem nisso!

Muita Paz e Bem!


Paulo César Martins - Aspirante Franciscano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Este blog é de responsabilidade dos Aspirantes Franciscanos de Pernambuco, portanto não expressa necessariamente o pensamento da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Todas as mensagens enviadas serão encaminhadas aos promotores vocacionais.