terça-feira, 28 de maio de 2013

MARIA: A IMAGEM DA IGREJA.



Caros leitores do blog,
Irmãos aspirantes e frades,
Paz e Bem!


Maria, a Virgem Santíssima, foi aquela que soube dizer, verdadeiramente, um “Sim” a Deus! Maria é aquela que é para nós, católicos, um modelo de vocacionada e um molde de santidade! Esta Mãe maravilhosa, a quem não faltam adjetivos para elogia-la, serviu como tema do encontro dos aspirantes a frades menores neste mês de maio, que aconteceu no Convento de Nossa Senhora das Neves, Olinda, durante os dias 24 a 26.
No início dos nossos estudos, que foram ministrados por Frei José Reinaldo OFM, começamos a refletir o papel da Sempre Virgem desde quando a conhecemos até o presente momento, onde analisamos quem é Nossa Senhora em nossa vida. Ela caracteriza-se principalmente por sua coragem, seu amor, sua obediência e prontidão; pelo seu silêncio e desprendimento e, acima de tudo, por ser a nossa Mãe e Mãe de Deus!


Isso se concretiza nos textos que, logo em seguida, refletimos: a Anunciação, o Magnificat, o nascimento de Cristo, a apresentação do menino no Templo, a vida missionária de Jesus, sua Morte na Cruz, os primeiros anos da Igreja e Maria no Apocalipse. A Virgem Santíssima sempre se mostrou confiante no amor de Deus e, no silêncio, na vida contemplativa, ensinou a todos, assim como o nosso Santo Pai Seráfico, que viver a loucura da Cruz é a maior sabedoria que se toma nesta vida!

No segundo momento, a refletimos de acordo com a tradição da Santa Madre Igreja: de início, com as homilias de grandes teólogos: Santos Sofrônio, Ambrósio, João Damasceno... Todos eles, sem nenhuma exceção, foram unânimes em afirmar que Maria foi aquela que, mesmo vivendo na pobreza – pobreza esta que nós também comprometemo-nos vivê-la, tornou-se a maior de todas as servas, carregando, em si, o Senhor, nosso Deus! Mesmo ela sendo tão cheia de graças, sempre se humilhou, principalmente por seu silêncio e vida contemplativa, para que n’Ela víssemos apenas a Cristo!

“Em Maria, nascemos não para o Mundo, e sim para Deus”!

O encontro culminou com a nossa participação na 23ª Romaria Jovem Salesiana que, diga-se de passagem, foi um momento belíssimo que começou com a Santa Missa no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Fátima. Após a bênção, saímos rumo à Basílica do Sagrado Coração.
Concluo afirmando que este encontro foi muito especial! Refletir sobre a Bem-Aventurada Maria nos enriquece espiritualmente e enriquece, cada vez mais, a nossa vocação! Em Maria, nós aspirantes franciscanos, procuramos encontrar Cristo, pois sabemos que ela é a poderosa ponte que nos leva ao Senhor, o Seu Filho! Que ela nos conduza a viver em plena graça e santidade para que, assim como ela, vivamos aqui na Terra como se já estivéssemos nos Céu.

Seu irmão em Cristo Jesus,

Bruno Henrique Barros da Silva,
Aspirante franciscano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Este blog é de responsabilidade dos Aspirantes Franciscanos de Pernambuco, portanto não expressa necessariamente o pensamento da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Todas as mensagens enviadas serão encaminhadas aos promotores vocacionais.