quarta-feira, 21 de abril de 2010

Frutos dos Encontros


A VOCAÇÃO DO PROFETA JEREMIAS

Através da reflexão espiritual, reflexão do coração, acompanhemos um fragmento do livro do Profeta Jeremias:

Recebi a palavra de Javé que me dizia: “Antes de formar no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações”. Mas eu respondi: “Ah, Senhor Javé, eu não sei falar, porque sou jovem”. Javé, porém, me disse: “Não diga ‘sou jovem’, porque você irá para aqueles a quem eu o mandar e anunciará aquilo que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo – oráculo de Javé”.


Então Javé estendeu a mão, tocou em minha boca e me disse: “veja: estou colocando minhas palavras em sua boca. Hoje eu estabeleço você sobre nações e reinos, para arrancar e arrasar, para demolir e destruir, para construir e plantar”.

Jeremias 1.4-10


Reflexão


Irmãos, quantas vezes nos mostramos temerosos, como Jeremias, diante do anúncio da palavra de Deus mostrando-nos incapazes, ou até mesmo prematuro para anunciar o quanto o Pai nos ama e só quer o nosso bem? Muitas vezes, não, é?! Mas isso porque nos mostramos fracos diante das circunstâncias da vida. O Pai com o seu amor infindo não nos abandona, nunca!Devemos acreditar que aquele que nos criou sempre vai nos direcionar aos momentos e lugares adequados para a realização do anúncio. Embora, devemos fazer a nossa parte para ser um anunciador da palavra de Dele. Precisamos ter um profundo contato com a palavra e depois, movido pelo contato, começarmos a mudar a nossa forma de ver e de pensar, de sentir e de julgar, de portar-se e de falar. Logo, Não vamos falar em nome próprio, mas anunciar a palavra que Deus pôs em nosso coração e na boca de cada um de nós, uma palavra por vezes nada fácil de ser anunciada, mas se deixarmos o Pai tocar em nossa boca colocando suas palavras, tudo ficará mais fácil. Mas isto só depende de nós à medida que abrimos nosso coração para Deus que tanto nos mostra sua ternura e misericórdia, e sua paixão pela vida.


O Profeta


Antes que te formasses dentro do ventre de tua mãe, antes que tu nascesses, te conheci e te consagrei. Para ser meu profeta entre as nações eu te escolhi. Irás onde te envio e o que Eu mando proclamarás.


Tenho que gritar, tenho que arriscar. Ai de mim se não o faço! Como escapar de ti? como calar, se tua voz arde em meu peito? Tenho que andar, tenho que lutar. Ai de mim se não o faço! Como escapar de ti? Como calar, se tua voz arde em meu peito?


Não temas em arriscar-te porque contigo eu estarei. Não temas em anunciar-me, por tua boca eu falarei. Te entrego hoje meu povo, para arrancar e derrubar, para edificar, destruirás e plantarás.


Deixa os teus irmãos, deixa teu pai e a tua mãe. Abandona a tua casa porque a terra gritando está. Nada tragas contigo, porque ao teu lado eu estarei. É hora de lutar, porque meu povo sofrendo está.



Paulo César Martins - Aspirante Franciscano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Este blog é de responsabilidade dos Aspirantes Franciscanos de Pernambuco, portanto não expressa necessariamente o pensamento da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Todas as mensagens enviadas serão encaminhadas aos promotores vocacionais.